quinta-feira, 9 de outubro de 2014




    Esses quadrinhos foram elaborados pela aluna de fisioterapia Ester Rebeca Filipini, sob minha orientação (prof. Maria Leide W. de Oliveira). Comente sobre o uso dessa ferramenta no ensino-aprendizagem. 

2 comentários:

  1. Acho que o uso de quadrinhos e outras formas sem ser textos é extremamente eficiente, pois chama maior atenção das pessoas e principalmente das crianças. Com a atenção das crianças, por exemplo, elas podem não só ensinar seus amigos na escola, como ensinar, muitas vezes, os pais. A notícia do globo.com, que está na parte de notícias aqui nesse mesmo blog, mostra que houve um aumento na porcentagem de crianças com hanseníase em um município do Maranhão, Brasil. Logo, se talvez esse quadrinho fosse divulgado nas escolas, essa porcentagem poderia ter sido menor.

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  2. Uma maneira simples e clara para se disseminar conhecimento: assim funcionam as histórias em quadrinhos.
    Há três meses, eu ,como interna da UFRJ, tive a oportunidade de me inserir em uma equipe de saúde da família e fazer um trabalho de educação em saúde em uma escola de ensino fundamental, cujo o tema abordado foi hanseníase. Foi muito bom ver as crianças aprendendo sobre o assunto. Vou mostrar ao pessoal da equipe essa historinha, pois acho que ela vai somar em abordagens futuras.
    Muitas crianças perguntaram a respeito da mutilação que acontecia no passado com os acometidos pela hanseníase. Uma sugestão é fazer uma historinha esclarecendo a respeito.

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